Bispo de Petrópolis dialoga com jovens emevecistas

662

Dom Gregório Paixão visitou mais uma vez o MVC-Petrópolis, desta vez dialogando com um público composto, em sua maior parte, por jovens emevecistas que passam por um itinerário de formação na vida cristã.

O encontro foi no salão do Centro Pastoral “Mãe da Reconciliação” e foi um espaço para que os participantes fizessem perguntas espontâneas a Dom Gregório, quem respondeu a todos com bastante atenção e carinho. Alguns dos temas tratados foram: a formação dos jovens, os meios de comunicação, a vocação, a liturgia, o apostolado a outros jovens, o legado da JMJ, os limites, a política e o pensamento católico no Brasil.

Dom Gregório insistiu na importância do coração como ponto de partida na formação e no apostolado, procurando sempre ser gentil e aberto com todos, mostrando que é possível ser amável até com aqueles que não gostam da gente. Assim, aos poucos, as pessoas vão se abrindo mais ao Evangelho.bispo-conversando

Ao falar do seu trabalho como Bispo Diocesano, ele comentou que estava sempre muito contente, já que ele tem três grandes sonhos: o primeiro é ter sempre o que comer, o segundo é ter um lugar onde viver, fazendo referência à pobreza que passou durante a sua infância e juventude, e o terceiro é poder sempre, com a ajuda de Deus, ir resolvendo os desafios que vão aparecendo no caminho. E os que não dá para resolver, bom, quer dizer que não dava mesmo, então por que ficar triste com isso?

Sobre o pensamento católico no Brasil, comentou que de fato existem muitos pensadores, mas é necessário realizar um trabalho de integração, pois ele percebe que há um certo isolamento. Também disse que há uma crise mundial no âmbito do pensamento, faltando grandes pensadores que sejam referência para os demais, quiçá porque, como afirma o documento de Aparecida, nos encontramos diante de uma “mudança de época”.

Todos os participantes saíram muito contentes e renovados depois do encontro, manifestando seu agradecimento a Dom Gregório e oferecendo as suas orações, para que ele possa continuar acompanhando de perto todas as comunidades que fazem parte da Diocese de Petrópolis.

Confira aqui mais fotos do evento.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here