CEC Diálogo sobre a arte e o imaginário cristão encerra ciclo pelo Ano da Fé em Petrópolis

983

Ao longo do 2013 o Centro de Estudos Culturais organizou, em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, um ciclo sobre o Ano da Fé. O objetivo do mesmo, segundo Martín Ugarteche Fernández, diretor do CEC no Brasil, “foi o de conhecer um pouco melhor a riqueza da Fé cristã e a maneira como ilumina as mais diversas realidades humanas”.

imaginário-9
“O papel da arte na formação do imaginário cristão”

O Ciclo foi encerrado ontem com um CEC Diálogo, a cargo de Felipe Simas, com o tema “O papel da arte na formação do imaginário cristão”. Segundo Simas, quanto mais rico o imaginário, a pessoa conta com parâmetros que possibilitam entrar em si mesmo e categorizar as próprias experiências. O imaginário é enriquecido com o conjunto de obras artísticas que configuram uma determinada tradição cultural. Na cultura ocidental, teve papel importantíssimo a Fé cristã, o que pode ser visto desde a Idade Média até os nossos dias. Foram mostrados muitos exemplos, como por exemplo a referência à estátua do deus desconhecido feita por São Paulo no Areópago, relatada nos Atos dos Apóstolos, passando pela Catedral de Chartres até poemas de brasileiros como Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes e Bruno Tolentino.

 Simas atribuiu às Sagradas Escrituras um lugar central dentro da formação do imaginário ocidental. Segundo o palestrante, é quase impossível encontrar um artista ocidental que não tenha sido influenciado, mesmo que indiretamente, pelas Sagradas Escrituras.

imaginário-1
Felipe Simas, durante a sua exposição.

Entre outros assuntos, foi abordada a importante distinção entre fantasia e imaginação, reservando à segunda o caráter de representação consciente e à segunda uma confusão entre o real e o representado.

Depois da apresentação iniciou-se um diálogo frutífero sobre a situação da arte na pós-modernidade e as possibilidades da Fé cristã para continuar formando o nosso imaginário.

Clique aqui para ver mais fotos do evento. 

O Centro de Estudos Culturais retomará os CEC Diálogos e outras iniciativas como o CEC Ideias em 2014, sempre em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis. Nos últimos dois meses do ano, como já é tradição, o Centro de Estudos Culturais organiza o Concurso de Contos Histórias de Natal, que terá a sua premiação no Palácio de Cristal, em Petrópolis, no dia 19 de dezembro e cujas inscrições ainda estão abertas (os trabalhos podem ser inscritos no site do Concurso, onde se encontram também os regulamentos do mesmo).

rodolfo-braga-relativismo-2013
Rodolfo Braga, durante o CEC Diálogo sobre o relativismo da pós-modernidade

A seguir, uma lista dos demais CEC Diálogos que fizeram parte do Ciclo pelo Ano da Fé, organizado pelo Centro de Estudos Culturais, em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here