Grupo de voluntários do projeto Creatio concluem trabalho solidário junto ao SOMAR Petrópolis

721

Um grupo de 8 jovens universitários provenientes de diferentes lugares dos Estados Unidos, que colaboram como voluntários com o projeto Creatio, concluiu nesta sexta-feira, 10 de agosto, o propósito de sua viagem de missões: construir uma horta solidária para os moradores do Meio da Serra, um dos lugares onde o SOMAR Petrópolis desenvolve suas atividades.

Para os jovens norte-americanos, que vieram pela primeira vez ao Brasil acompanhados do iniciador e coordenador do projeto Creatio, o sodálite brasileiro Ricardo Simmonds, a viagem não foi apenas uma ocasião de serviço, mas também de encontrar a acolhida e amizade por parte dos moradores locais e especialmente o carinho das crianças. Os pequenos trabalharam junto com os missionários na horta e tiveram ocasiões de passar tempo e até jogar futebol com os seus novos amigos estrangeiros. Agora eles sabem que é sua tarefa cultivar aquilo que foi deixado pelo grupo de missionários.

Creatio é uma organização sem fins lucrativos que promove a reconciliação entre os seres humanos e criação como uma resposta para os problemas ambientais do nosso tempo através de atividades intelectuais, espirituais e outras iniciativas como viagens de missões e ocasiões de voluntariado.

“Foi uma excelente experiência, foi uma novidade para todo mundo e diria que tanto para os voluntários, que vieram ao Brasil que nunca antes tiveram uma ocasião de trabalho social e de ajuda a uma população carente, como também para os moradores do Meio da Serra; que nunca receberam voluntários que ficaram mais de uma semana morando lá, fazendo trabalho solidário na comunidade”, afirmou Ricardo.

“Eu tenho feito este tipo de viagens há uns dez anos e eu nunca vi um povo tão acolhedor. Realmente me deu muito orgulho de ser brasileiro, de ver esta caracterísitca do povo brasileiro e ver como foi impressionante a quantidade de trabalho que realizaram estes jovens. Isto uniu muito o Meio da Serra porque agora, eles querem fazer mais, querem ajudar mais a si mesmos. Foi uma experência muito, muito bonita”, sublinhou Ricardo Simmonds, que reside na comunidade sodálite de Denver, Estados Unidos.

“Foi uma ocasião de comprovar o que dizem as Escrituras: quando um dá, recebe mais, quando a gente se entrega, recebe mais do que entregou, e isto foi uma experiência muito bonita para os dois lados”, resumiu Ricardo falando da experiência do grupo.

Ao ser perguntado se tem planos de repetir a experiência no futuro, Ricardo respondeu: “Eu espero que sim, no próximo ano espero estar de volta e alguns voluntários já querem voltar também”.
Todo o trabalho foi feito em coordenação com Anderson Lima, responsável pelo projeto SOMAR em Petrópolis que acompanhou o grupo durante a sua estadia na comunidade do Meio da Serra, um dos lugares mais pobres da cidade de Petrópolis e onde SOMAR conta com um centro solidário no qual se desenvolve projetos educacionais e oficinas para crianças, jovens e adultos.

Para ver algumas das fotos do projeto feito pelos jovens voluntários dos EUA na parceria entre Creatio e SOMAR, confira a galeria de fotos.

[nggallery id=32]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here