Mission Trip Petrópolis 2015

699

O MVC Petrópolis recebeu no último dia 24 de julho um grupo de 20 ingleses para uma Mission Trip. Depois de dois anos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, alguns britânicos voltaram ao MVC Petrópolis para participar de Missões Solidárias, tendo ficado na cidade até o dia 06 de agosto, e neste período desenvolveram diversos trabalhos missionários.

missoes-trabalhoAs Missões Solidárias com os britânicos contou com a participação deles nas atividades da Associação Solidariedade em Marcha, dando aulas de inglês em escolas do município de Petrópolis, além de terem feito trabalhos sociais na Igreja de São Sebastião e na Paróquia N. Sra. Imaculada Conceição em Raiz da Serra, localizada no Meio da Serra, exatamente na divisa de território entre os municípios de Magé e Petrópolis, onde fica o Centro Solidário em Petrópolis.O grupo era composto também por um sacerdote, Padre Tim, Vigário Geral da Diocese de Birmingham, no Alabama, a fraterna peruana, Cláudia, que atualmente vive em Manchester, e um sodálite americano, Benjamin. E o restante dos peregrinos viveram sua primeira experiência missionária em terras estrangeiras.

Os jovens também tiveram a alegria de participar da primeira JDJ de Petrópolis. Neste período, também viveram momentos de formação espiritual e partilha comunitária, aproveitando a grande oportunidade de crescer espiritual, cultural e socialmente, e tendo no apostolado o meio de expressão do amor de Deus, que se derramou em suas vidas.

O apostolado realizou-se através de atividades diversas, como: dar aula de inglês para alunos de escolas pública; criação, revitalização e reurbanização do jardim da Igreja de São Sebastião no Meio da Serra; atividades educativas com crianças e adultos na área de saúde e higiene pessoal; fizeram visitas evangelizadoras indo de casa em casa a anunciar o amor de Deus, formando um total de 40 casas visitadas.

A responsável pelo grupo, Maria Bracken, diz que

mariaHá um sonho que cresce entre o MVC no Brasil e a nossa Diocese, um sonho da oportunidade de mais jovens terem a experiência de estar em missões. Nosso grupo amou ter tido a chance de ensinar nas escolas e construir relações com as crianças. Muitos queriam continuar servindo na comunidade e talvez ajudar a melhorar as casas das famílias com pintura, rebocos, construção e mãos que querem mostrar que se importam com eles. Alguns descreveram como até mesmo um degrau construído na porta de entrada ajudaria as crianças e os idosos a chegarem a suas casa todos os dias. Nossa Igreja Universal em ação! As trocas dos jovens do MVC Brasil (que são uma inspiração) e dos de nossa Diocese foram também reconhecidas pelo grupo como uma ótima experiência, assim como a necessidade de continuar construindo relações e à aprender de todos e apoiar a cada um.”

E também a inglesa Hannah compartilhou:

hannahNossa tarefa não incluiu apenas levar a Palavra de Deus pelas aulas de Inglês e a construção desafiadora do jardim. Uma parte muito importante da missão foi a visita às famílias do Meio da Serra, compartilhando nossa fé e rezando com eles. Eu estava profundamente movida e cativada pelo testemunho de fé, generosidade e gentileza deles. […] Antes de eu vir nessas missões um amigo que havia estado no Brasil anteriormente para dar aulas me disse que eu teria a experiência da minha vida. Para ser completamente honesta, eu gostaria de compartilhar as palavras dele, pois resume perfeitamente minha experiência: “Eu encontrei meu coração e depois o perdi no Brasil”

Quando os batizados buscam responder com generosidade o chamado do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15), conseguimos ver em seus olhos a realização e a verdadeira felicidade encontrada por anunciar a verdade que transforma não só a sua própria vida, mas a de todos que são tocados pelo anúncio.

Durante esses dias de missões, uma nova história foi escrita na alma e no coração dos ingleses, peruanos, americanos e brasileiros, graças à ação do divino Espírito Santo e da presença materna da Santíssima Virgem.

Veja as fotos da Mission Trip!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here