O eficiente Anjo da Guarda do Papa

805

Como muitos devem saber, o Papa Bento XVI sofreu uma queda acidental ao procurar o interruptor da luz do seu quarto na residência de descanso em Les Combes, na Região de Introd, fronteira italiana com a França, logo depois da qual teve que ser operado e engessado.  

Com seu habitual e cativante bom humor, ao despedir-se do pessoal que o servia na residência, o Santo Padre comentou que talvez seu Anjo da Guarda estava seguindo “ordens superiores” ao permitir que lhe ocorresse este “infortúnio”, para ensinar-lhe a ter “mais paciência e humildade e dar-me mais tempo para a oração e a meditação”. Como vocês podem imaginar, a surpresa e alegria por tal humilde e edificante comentário foi grande entre os presentes.

Esta experiência e anedota não só nos mostra a face do Papa que muitos desconhecem e pensam que não existe: a face permanente de Bento XVI transmissora de alegria, proximidade e paz cristã. Mas também nos ensina algo essencial e vital para nossa existência: a necessidade de uma constante oração e meditação. A eficácia do Anjo da Guarda está, com certeza, em fazer o Santo Padre lembrar (ele não precisava disso, nós sim!) que sem o encontro cotidiano com o Senhor não dá para viver nem para desdobrar-nos e crescer como pessoas e como sociedade.

“Sem querer querendo”, o Papa nos falou mais uma vez da sua terceira Encíclica. Pois no número 79 nós lemos assim: “O desenvolvimento tem necessidade de cristãos com os braços levantados para Deus em atitude de oração, cristãos movidos pela consciência de que o amor cheio de verdade — caritas in veritate –, do qual procede o desenvolvimento autêntico, não o produzimos nós, mas é-nos dado. Por isso, inclusive nos momentos mais difíceis e complexos, além de reagir conscientemente devemos sobretudo referir-nos ao seu amor. O desenvolvimento implica atenção à vida espiritual, uma séria consideração das experiências de confiança em Deus, de fraternidade espiritual em Cristo, de entrega à providência e à misericórdia divina, de amor e de perdão, de renúncia a si mesmos, de acolhimento do próximo, de justiça e de paz. Tudo isto é indispensável para transformar os «corações de pedra» em «corações de carne» (Ez 36, 26), para tornar «divina» e consequentemente mais digna do homem a vida sobre a terra. Tudo isto é do homem, porque o homem é sujeito da própria existência; e ao mesmo tempo é de Deus, porque Deus está no princípio e no fim de tudo aquilo que tem valor e redime”.

Que impressionante lição. Quem diria que uma pequena queda e uma despedida simpática do Santo Padre nos ajudaria a entender que precisamos dedicar-nos mais à oração e á meditação e que o verdadeiro desenvolvimento humano e social implica atenção à vida espiritual. Cooperação humana e confiança total na graça de Deus.

Esperemos que nosso Anjo da Guarda não tenha que ser tão eficaz nem que tenha que seguir esse tipo de ordens superiores, e que no dia a dia, agora mesmo depois de ler esta coluna, eu comece a ter uma vida mais espiritual e de maior união com o Senhor, quem bate à porta do meu coração a cada minuto, querendo entrar realmente na minha vida (ver Ap. 3, 20). Só assim poderemos realmente contribuir na mudança da sociedade.

Pe. Andrés E. Machado, SCV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here