“Tudo posso naquele que me fortalece” – Fl 4,13

3201

Tema: Cooperar com a graça (apoiar-se em Deus sempre, sobretudo nas dificuldades e provações)

O contexto do versículo que meditamos é o agradecimento do Apóstolo pela ajuda material enviada a ele pelos filipenses. A preocupação dos filipenses por São Paulo, que se manifesta de maneira concreta através do donativo, suscita no Apóstolo uma grande alegria. Por mais que ele já tenha aprendido a contentar-se com sua sorte, agradece aos filipenses por terem tomado parte nas suas tribulações. Aqui são Paulo nos dá uma lição da atitude cristã diante das dificuldades: confiar no Senhor e não deixar de ver como, mesmo em contextos desfavoráveis, Ele continua agindo, mandando as suas bênçãos. Em concreto, o Apóstolo explicita a penetração do Evangelho entre os membros da corte ou família do César.

O segredo dessa firmeza e solidez que encontramos em são Paulo se encontra precisamente no versículo que meditamos: “Tudo posso naquele que me fortalece”. É na união com Cristo, numa vida de oração fiel e perseverante, no encontro cotidiano com Ele, abrindo-lhe o coração, as nossas misérias, inseguranças e medos onde se encontra o segredo da autêntica fortaleza cristã.

Nessa mesma linha, em sua primeira carta, afirma São Pedro: “Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós” (1Pd 5,5b-7).

A humildade, o reconhecimento das próprias fraquezas, da pequenez não só é a chave para superar os conflitos que tantas vezes surgem no convívio humano e também ao interior das comunidades cristãs, mas também o segredo da fortaleza cristã, que possibilita ao fiel cristão superar as mais diversas provações.

Não se trata, neste caso, de uma teoria fria e abstrata, mas algo que o Apóstolo vivenciou na própria carne. É com autoridade que Ele aconselha seus filhos espirituais a colocar toda a sua confiança, o sustento das suas vidas em Cristo. Ele é a garantia de um compromisso cristão sólido e consistente, da perseverança até o fim.

Deus sempre nos concede a sua graça para superar as dificuldades e provações, que acompanham sempre o caminhar do cristão. É necessário que cooperemos segundo o máximo das nossas capacidades e possibilidades com essa graça, segundo a oração que tantas vezes rezamos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here