“Tudo posso naquele que me fortalece” – Fl 4,13

1421

Tema: Cooperar com a graça (apoiar-se em Deus sempre, sobretudo nas dificuldades e provações)

O contexto do versículo que meditamos é o agradecimento do Apóstolo pela ajuda material enviada a ele pelos filipenses. A preocupação dos filipenses por São Paulo, que se manifesta de maneira concreta através do donativo, suscita no Apóstolo uma grande alegria. Por mais que ele já tenha aprendido a contentar-se com sua sorte, agradece aos filipenses por terem tomado parte nas suas tribulações. Aqui são Paulo nos dá uma lição da atitude cristã diante das dificuldades: confiar no Senhor e não deixar de ver como, mesmo em contextos desfavoráveis, Ele continua agindo, mandando as suas bênçãos. Em concreto, o Apóstolo explicita a penetração do Evangelho entre os membros da corte ou família do César.

O segredo dessa firmeza e solidez que encontramos em são Paulo se encontra precisamente no versículo que meditamos: “Tudo posso naquele que me fortalece”. É na união com Cristo, numa vida de oração fiel e perseverante, no encontro cotidiano com Ele, abrindo-lhe o coração, as nossas misérias, inseguranças e medos onde se encontra o segredo da autêntica fortaleza cristã.

Nessa mesma linha, em sua primeira carta, afirma São Pedro: “Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós” (1Pd 5,5b-7).

A humildade, o reconhecimento das próprias fraquezas, da pequenez não só é a chave para superar os conflitos que tantas vezes surgem no convívio humano e também ao interior das comunidades cristãs, mas também o segredo da fortaleza cristã, que possibilita ao fiel cristão superar as mais diversas provações.

Não se trata, neste caso, de uma teoria fria e abstrata, mas algo que o Apóstolo vivenciou na própria carne. É com autoridade que Ele aconselha seus filhos espirituais a colocar toda a sua confiança, o sustento das suas vidas em Cristo. Ele é a garantia de um compromisso cristão sólido e consistente, da perseverança até o fim.

Deus sempre nos concede a sua graça para superar as dificuldades e provações, que acompanham sempre o caminhar do cristão. É necessário que cooperemos segundo o máximo das nossas capacidades e possibilidades com essa graça, segundo a oração que tantas vezes rezamos.

COMPARTILHAR
Martin Ugarteche Fernández
Membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1996. Nascido no Peru em 1978, mora no Brasil desde 2001. Atualmente mora em Petrópolis, onde é professor de filosofia na Universidade Católica e trabalha em diversos projetos de evangelização da cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here