RIO DE JANEIRO – O Movimento de Vida Cristã realizou nesta sexta, dia 29, a continuação do retiro de Semana Santa a todos os emevecistas. Em seguida foi celebrada a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo através da liturgia correspondente ao dia, a veneração e procissão do Senhor Morto e, ao final, a liturgia das trevas.
A palestra de hoje foi feita e dada pelo Pe. Fernando Genú no salão da Paróquia de Nossa Senhora da Guia. A meditação explorava o amor e a fidelidade de Jesus até o extremo e foi partilhada a vários emevecistas que, atentos, escutavam e refletiam.
A liturgia da Paixão foi celebrada também pelo Pe. Fernando Genú. Nela buscou-se a sobriedade da ocasião em cada detalhe. Os cantos, os espaços de silêncio e a sobriedade dos gestos ajudavam a que se vivenciasse o luto e dor pela morte do Senhor Jesus. A homilia foi breve, conforme recomenda a Igreja para este momento, e refletia em torno do mistério da sexta-feira santa.
A veneração e a procissão foram dirigidas pelo pároco o Pe. Jorge Lutz. Na veneração as pessoas iam com muito recolhimento rezar ao lado do Senhor Morto. A procissão percorreu as ruas Vilela Tavares, Aquidabã, Fábio da Luz, Dias da Cruz e Pedro de Carvalho terminando no próprio templo paroquial. Nesses momentos as orações foram feitas por todos os moradores das respectivas ruas, pedindo a benção de Deus para essas casas e convidando para as demais atividades da Semana Santa.
A liturgia das trevas foi realizada ao término da procissão, dentro do templo paroquial. Essa é uma liturgia antiga na Igreja Católica e representa a presença das trevas e escuridão antes da vinda de Cristo, de sua Paixão e, principalmente, de sua ressurreição.
Clique aqui para ver mais fotos