Delegação do MVC Brasil na JMJ 2023

315

Alguns jovens do MVC de São Paulo participaram do evento mais importante para a juventude no mundo: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que ocorreu em Lisboa (Portugal) nos dias de 1 a 6 de agosto.

Antes da JMJ os emevecistas Marina, Sabrine, Laissa, César e o sodálite, Craig, foram conhecer as cidades de Assis e Roma, na Itália. Marina conta que:

“Entrando na Basílica de Sao Francisco, me senti tocada, pois é bem intimista e em um lugar lindo e extremamente abencoado. Com certeza o momento mais forte e quando pude sentir a presenca do Espírito Santo no meu coracao foi quando me ajoelhei em frente ao túmulo de Santa Clara, com seu corpo incorrupto.Durante a visita a cidade de Assis eu sentia muita dor no joelho por conta de uma cirurgia que fiz e por isso pedia muito a intercessão de Sao Francisco para que eu pudesse suportar durante a viagem toda, e consegui!”

Depois da cidade de São Francisco, eles foram conhecer Roma, onde visitaram a comunidade sodálite e Centro Pastoral do MVC Itália.

No dia anterior ao início da JMJ todos, acompanhados com o sodálite Craig, viajaram para Lisboa e começaram as atividades da JMJ: catequeses com bispos, shows musicais e culturais e, inclusive, o encontro do Movimento de Vida Cristã internacional. As delegações dos países que o MVC está se encontraram para se conhecer, mostrar um pouco da cultura e apostolado de cada país.

O petropolitano, Nicholas também participou da JMJ. Ele foi o guia de 31 americanos de Washington, sendo 3 sacerdotes e um seminarista. Nicholas detalhou que:

“Foi uma alegria muito grande poder reencontrar alguns amigos e conhecer pessoas de outros MVCs. Também foi um desafio em tanto devido à quantidade de pessoas no grupo e também alguns percalços em Lisboa, mas deu tudo certo!

Acho impossível expressar com palavras e em tão pouco texto o sofrimento que passei nesses dias. Houve o cansaço e esgotamento físico, mental e até a batalha espiritual que considero que enfrentei.

Mas considero tudo isso muito pouco dentro do amor maior com que Cristo nos amou, sofrendo e se entregando na cruz por nós. O que foi o que passei perto do sofrimento D’Ele? Nada.”

Nos últimos dias da Jornada, todos os jovens peregrinaram até o Campo da Graça, em Lisboa. À noite o Papa chegou e deu um discurso antes da Vigília com Jesus Sacramentado. O sodálite Craig revela que:

 “Foi um dos momentos mais especiais da viagem para ele:  “ Depois de uma longa e exigente viagem até ao Campo da Graça, e depois de um pôr-do-sol super bonito, o Papa chegou e houve um momento de Adoração Eucarística.

Com provavelmente 1 milhão de pessoas presentes, houve um silêncio maravilhoso neste momento que foi muito comovente. Todos esses jovens, de tantos países e culturas diferentes, de joelhos adorando ao Senhor, realmente deixaram claro por que estávamos ali. Também o clima comunitário foi muito especial durante esta noite, com muitos membros do MVC juntos, compartilhando, cantando, rindo e rezando.”

Depois de muita adoração durante a noite, os peregrinos descansam para se preparar para a última atividade com o Papa: a Santa Missa Campal,  que aconteceu no Domingo de manhã. O Papa falou sobre a importância da força do jovem na Igreja e anunciou que a próxima JMJ será na Coréia do Sul.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here