Espiritualidade Sodálite

Sagrado Coração de Jesus - arte em mosaico
Sagrado Coração de Jesus – arte em mosaico

Os integrantes do MVC descobrem o chamado de Deus para viver a vida cristã seguindo uma espiritualidade própria, conhecida como a espiritualidade sodálite. Trata-se de um caminho espiritual com acentos próprios, suscitado pelo Espírito Santo como um dom dentro da espiritualidade comum da Igreja.

Algumas das características da espiritualidade sodálite são:

A busca de uma vivência integral da fé — fundamento da vida cristã — como dom que ilumina a mente, transforma o coração e se projeta na ação.

A centralidade do mistério trinitário e a plena participação na Comunhão Trinitária de Amor como horizonte de máxima realização humana.

O reconhecimento da Encarnação do Verbo Eterno no seio puríssimo da Virgem Maria como o acontecimento central da história humana, e a convicção de que no Senhor Jesus revela plenamente a identidade e vocação de todo ser humano (cf. Gaudium et spes, 22).

Imaculado Coração de Maria - arte em mosaico
Imaculado Coração de Maria – arte em mosaico

O amor filial a Santa Maria, Mãe do Senhor Jesus e nossa, como caminho de configuração com o Reconciliador e de crescimento na vida cristã: «Por Cristo a Maria e por Maria mais plenamente ao Senhor Jesus».

A dimensão comunitária, pela qual o ser humano descobre um espaço de realização como ser criado para o encontro e para a comunhão. Nela acolhe o dom da fé, que aprofunda, compartilha, celebra e anuncia fraternalmente, vive um autêntico espírito de família e se vê fortalecido no caminho rumo à plena participação na Comunhão Divina de Amor.

O esforço alegre e perseverante por viver uma espiritualidade da vida cotidiana, fazendo da própria pessoa e de sua vida inteira um culto agradável a Deus.

A acolhida responsável e o anúncio ardoroso — com a palavra e com a vida — do dom da reconciliação, entendido como uma resposta eficaz para as múltiplas rupturas que afetam o mundo e que são contrárias ao Plano de Deus.

A eclesialidade, expressa na acolhida fiel do Magistério da Igreja, escutando com reverência a voz do Sumo Pontífice, no amor profundo e comprometido com a Igreja, no serviço generoso e perseverante a sua missão evangelizadora, na solícita colaboração com seus Pastores, e na participação fraterna na pluralidade de dons e carismas que o Espírito derrama no Povo de Deus.