A Cruz. Uma meditação quaresmal

1019

O que significa a Cruz para você?

Cada um pode ter várias explicações, e até várias imagens para tentar explicar o que a Cruz significa. Nas nossas igrejas temos contato frequente com a imagem. Já ouvimos várias pregações, lemos vários textos e fizemos longas orações. Isso tudo é muito bom e vai preparando o terreno que nos permite perguntar: o que significa hoje a Cruz para mim?

Pois bem, uma imagem que eu gosto muito é Cristo recebendo sua Cruz para caminhar rumo ao Calvário. O instrumento de castigo nas suas mãos é transformado em instrumento de salvação. Eu imagino Jesus ao receber a Cruz beijando-a, pois foi o preço do nosso resgate.

Esta, que é uma imagem muito específica, permite perceber o seguinte: a Cruz simboliza a totalidade da entrega de Jesus Cristo. É evidente que o mistério de Deus é imenso e uma imagem fica muito aquém. Mas, justamente, o símbolo tem a propriedade de manifestar o que está além. Aliás, ao ver a Cruz percebemos que ela não oculta parte alguma do Corpo do Deus encarnado.

Se a humanidade de Cristo é Sacramento do Amor de Deus pelos homens, a Cruz, em cujos braços pende o Corpo Sagrado, é instrumento sacramental desse Amor. Olhar para a Cruz com atenção pode levar-nos a contemplar o mistério de Quem é Cristo para nós. Isso acontece de forma muito concreta. 

Mais uma vez: o que diz hoje a Cruz para mim? Meditemos nisso no momento de crise e incertezas que se respira ao nosso redor. E se atualmente muitos de nós experimentamos maiores limitações para aceder aos Sacramentos e a espaços sagrados, voltemos nosso olhar para os crucifixos no nosso lar, no nosso terço, talvez em alguma foto que traga lembranças de um retiro. Deixemos Deus nos encontrar também ali.

Enfim, deixemos a pergunta ressoar em nós: o que está dizendo hoje Cristo na sua Cruz para mim?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here