A Quaresma no ano da misericórdia

2982

Estamos em um tempo muito especial para a Igreja: a Quaresma.  Tempo especial de conversão, onde temos a oportunidade de amar mais a Jesus. A Igreja nos propõe neste ano que seja um tempo especial de vivermos a misericórdia.

Primeiro mistério: «“Prefiro a misericórdia ao sacrifício” (Mt 9, 13).

O Papa Francisco neste ano propõe que «a Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus»

Além de deixarmos de comer ou fazer coisas que gostamos nos ajuda na conversão), o que acham de buscarmos neste ano ter um coração mais misericordioso, atento especialmente ao meu irmão que sofre? O que acham de pedirmos mais perdão e perdoarmos neste tempo?

 Segundo mistério: a escuta orante da Palavra de Deus

“Este é o meu Filho amado, ouvi-o” (Mc 9,7)

O Papa Francisco nos pede uma “escuta orante” da Palavra de Deus. Buscar entendê-la e deixar que ela toque os nossos corações e nos transforme. Escutando a Deus, poderemos ser “misericordiosos como o Pai” (tema do ano da misericórdia).

 Terceiro mistério: Jesus é o rosto da misericórdia do Pai

“Realmente não consigo entender o que faço; pois não pratico o que quero, mas faço o que detesto” (Rm 7, 15)

Quem nunca teve essa experiência que fala São Paulo? Cair sempre no mesmo pecado poderia nos fazer perder a esperança e desistir. Mas lembramos de Jesus e do grande amor que Ele tem por nós. Ele está sempre disposto a nos perdoar com amor, com bondade. E estar livre do pecado que endurece o meu coração, traz uma grande alegria e me permite amar mais.

Busquemos mais a Jesus neste tempo, especialmente no sacramento da reconciliação.

Quarto mistério: as obras de misericórdia

“Se, por meio das obras corporais, tocamos a carne de Cristo nos irmãos e irmãs necessitados de ser nutridos, vestidos, alojados, visitados, as obras espirituais tocam mais diretamente o nosso ser de pecadores: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar. Por isso, as obras corporais e as espirituais nunca devem ser separadas. Com efeito, é precisamente tocando, no miserável, a carne de Jesus crucificado que o pecador pode receber, em dom, a consciência de ser ele próprio um pobre mendigo”. (Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2016)

Com essa consciência, façamos as obras de misericórdia.

Quinto mistério: Maria, Mãe da misericórdia

Quer aprender a viver a misericórdia? Olha a Maria! Ela, como rezamos na oração da Salve Rainha, é a Mãe da misericórdia.

Peçamos a “intercessão materna da Virgem Maria, a primeira que, diante da grandeza da misericórdia divina que Lhe foi concedida gratuitamente, reconheceu a sua pequenez (cf. Lc 1, 48), confessando-Se a humilde serva do Senhor (cf. Lc 1, 38).” (Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2016)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here