Aparecida recebe o Congresso Internacional sobre a mulher

1250

Nesta terça-feira, 18 de setembro, a Mãe Aparecida acolheu com seu manto protetor, na cidade que recebe seu nome, o Congresso Internacional sobre a mulher, organizado pela Associação de Betânia do Movimento de Vida Cristã.

O tema “Desafios da mulher no mundo de hoje” atraiu cerca de 70 participantes vindos do Peru, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica e, é claro, do Brasil, o país anfitrião.

O primeiro dia do Congresso foi aberto com as boas-vindas do coordenador geral do MVC, Alexandre Borges. E dentre as palestrantes, a chilena Pilar Escudero, membro do Instituto de Família de Shoenstatt e que fez parte do Pontifício Conselho para Leigos por oito anos, expôs dois temas e compartilhou com muito carinho sua participação com seu esposo na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe em 2007, também em Aparecida.

Pilar disse estar convencida de que participar de um congresso como este para as mulheres nos dias de hoje é um presente, não só pela temática, mas por ter mulheres de distintas gerações, países, hábitos culturais, que permite ampliar o olhar, descobrir também os pontos em comum e os anseios para compartilhar.

“Estamos numa cultura muito pragmática, estamos todos dentro dela, e por isso mesmo devemos buscar a transcendência, buscar a sintonia com a vontade de Deus em nossas vidas. Buscar também nos vincular a Maria, que não é somente afetiva, é efetiva, no sentido de tratar de parecermos a Ela e viver a vida como Ela faria hoje em dia. É uma oportunidade extraordinária, tem que se agradecer por termos este espaço.” Compartilhou Pilar.

O dia terminou com uma visita guiada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e com rostos cansados de um dia intenso, mas muito contentes. Para a assistente social, Damariz Bertoni, emevecista de São Paulo, que trabalha em Solidariedade em Marcha (SOMAR), o encontro até agora ajudou a ter muitas ideias para trabalhar mais diretamente com as mães das crianças que frequentam o Centro Solidário da SOMAR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here