Jornada em Petrópolis: Reencontro Comemora 1 Ano de JMJ

775

O grupo de peregrinos do Movimento de Vida Cristã de Petrópolis que participou da Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013  se reuniu no último domingo, 20 de julho, em momentos de partilha e oração para celebrar um ano do evento que trouxe jovens católicos de todo o mundo para o Brasil. As atividades se iniciaram pela manhã e se estenderam até o fim da tarde, com ricos momentos de lembrança e renovação. E desta forma, renovando-se das palavras do Papa Francisco e de sua mensagem de envio, buscou-se o importante reavivar do sentimento expresso no lema da Jornada: “Ide, e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28; 19)

Começando a manhã com a arrumação do Centro Pastoral para o evento, os emevecistas já se preparavam para o dia decorando o salão com fotos tiradas durante a semana de JMJ e mensagens do Papa, além de bandeiras com os símbolos do Movimento e da Jornada. Logo em seguida, todos se dirigiram para a capela para a oração das Laudes, dando início efetivamente à programação. Prosseguiram depois de volta ao salão do Movimento, para uma palestra de Júlio Egrejas focada no tema da “Reunião”. A reflexão que trouxe foi crucial para a interiorização de ideias e sentimentos que foram presentes na experiência de JMJ, mas que também estariam presentes na Jornada de reencontro. Ao fim da palestra, todos começaram a se preparar para a Eucaristia com as Leituras da Missa. Então, com a capela cheia, Padre Fernando Genú celebrou uma Missa muito especial para os peregrinos e famílias, seguida inclusive do batismo de uma menina, filha de um casal de emevecistas.

Após pausa para o almoço no CP, momentos de partilha com vídeos e músicas foram aproveitados por todos presentes. Dentre estes, o vídeo que os próprios membros produziram antes da Jornada – que serviu como convite a todos que também desejassem participar -, o vídeo do CEC com as palavras do Papa Francisco, vídeos gravados na semana seguinte à ida ao Rio em que cada um contava suas experiências etc. A riqueza de cada um desses registros foi diversas vezes inestimável, não somente naquele momento em que foram assistidos, mas também quando gravados, trazendo experiências novas de apostolado em mídias. Cantando em grupo, lembranças da Jornada vieram à tona, já que a música (algumas do próprio MVC) marcou diversos momentos de 2013.IMG_1123

Com uma última palestra de Dante Aragón e diálogos entre grupos baseados em um profundo exame de consciência que tal palestra trouxe, os peregrinos se prepararam para os momentos finais do encontro, que se deu na capela com a oração do terço. Aqui novamente as palavras do Papa foram retomadas durante os Mistérios, frisando as mensagens tão apostólicas que reafirmam o legado da Jornada Mundial da Juventude que perdura na Vida Cristã e que faz os membros, certamente, esperarem ansiosamente por Cracóvia em 2016!

Confira aqui mais fotos do evento! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here