JORNADAS DE DISCERNIMENTO APOSTÓLICO DO CEC

496

Petrópolis, 14 de março de 2022

Nos dias 12 e 13 de março foram realizadas em Petrópolis as Jornadas de Discernimento Apostólico do Centro de Estudos Culturais (CEC*).

O objetivo das mesmas foi fazer memória dos mais de 30 anos de serviço apostólico deste associação da Família sodálite, com coração agradecido ao Senhor e ao mesmo tempo disponível aos caminhos concretos que Ele quer para o CEC nos póximos anos. 

Além dos membros da atual equipe do CEC, participaram representantes de outras associações e projetos da Família Sodálite de Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

As jornadas seguiram o método Ver, julgar e agir, e se desenvolveram num ambiente de oração, abertura ao Espírito e partilha fraterna. Na manhã do primeiro dia, Juan Carlos Boldt falou sobre a sustentabilidade dos projetos apostólicos da Família Sodálite. Depois Martín Ugarteche, atual diretor do CEC, falou sobre os princípios que norteiam a ação apostólica do CEC: a primazia das pessoas, a comunhão apostólica, o dinamismo encarnatório, a Reconciliação e o discernimento. 

Na parte da tarde, Fernando Vidal falou da Evangelização da Cultura como horizonte e acento apostólico do Sodalício e da Família Sodálite. Depois Alfredo García, compartilhou os primeiros passos do CEC no Brasil. Finalmente, Martín Ugarteche, Felipe Simas e José Duarte falaram sobre a história do CEC desde o ano 2000 até o presente. 

No segundo dia, depois de uma manhã de oração e de diálogo fraterno, na parte da tarde os participantes trabalharam na elaboração de um documento, com as conclusões do encontro. 

As Jornadas foram uma ocasião privilegiada para vivenciar a comunhão e a participação em um mesmo carisma e uma mesma missão. Todos os participantes saíram renovados na sua consciência apostólica e no seu desejo de servir a Igreja e o mundo a partir do tesouro da Fé e do carisma sodálite. 

Atualmente, o CEC focaliza seus esforços no desenvolvimento da plataforma de cursos “CEC On-line” de formação nas áreas da teologia, filosofia, espiritualidade, história da Igreja, catequese, entre outros. 

(*) Centro de Estudos Culturais, é uma associação pertencente à Família Sodálite, que compartilha com o Sodalício e o Movimento de Vida Cristã um mesmo carisma e uma mesma missão. Dentro da missão sodálite, o CEC tem como missão mais específica a evangelização da cultura, que leva adiante por meio de diversas iniciativas. Os inícios do CEC se remontam ao ano 1990, quando começou as suas atividades na cidade de Petrópolis, estendendo depois se raio de ação para outras cidades e estados do Brasil.

A mais recente é a Plataforma CEC On line (www.cec-online.org), de cursos de formação na Fé e nas diversas áreas da cultura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here