O Senhor Jesus e Santa Maria, modelos de humanidade reconciliada nos mistérios gloriosos

233

Todos nós já fomos reconciliados pelo Senhor Jesus. Porém, é necessário que nos abramos cada dia mais à ação do Espírito Santo para que, vivendo o estado de Jesus, Filho de Maria, sejamos também nós homens e mulheres reconciliados. Hoje meditaremos, da mão dos mistérios gloriosos nessa maravilha operada por Deus: a humanidade reconciliada tal como resplandece no Senhor Jesus e Santa Maria.

 

Primeiro mistério: A Ressurreição do Senhor Jesus

Vamos mentalmente, espiritualmente, junto com às mulheres rumo ao sepulcro. A pedra foi movida, o corpo do Senhor não está mais ali! Será que alguém o roubou? Não, Ele ressuscitou, como tinha anunciado! Nele a humanidade foi reconciliada, conquistando a vitória sobre o pecado e a morte. Por isso é tarefa inútil buscá-lo entre os mortos. Ele vive!

 

Segundo mistério: A Ascenção do Senhor Jesus

Quanto Cristo volta para o Pai definitivamente, sentando à sua direita, é o próprio homem, cada homem, que volta com Ele. Isto quer dizer que o nosso destino é, graças a Jesus Cristo, a glória eterna no Céu, em comunhão com a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

 

Terceiro mistério: Em Pentecostes nasce o Povo Reconciliado, a Igreja

Há profundas semelhanças entre o mistério do Nascimento de Jesus em Belém e este que meditamos. No Natal Jesus, o Filho de Maria, é dado à luz. Em Pentecostes a Mãe Igreja, também filha de Maria, é dada à luz, saindo da escuridão graças à ação do Espírito Santo. Assim como coopera no mistério da Encarnação, Maria coopera também na gesta da nascente Igreja e o segue fazendo até hoje, guiando o apostolado reconciliador dos seus filhos.

 

Quarto mistério: Maria, Mulher Reconciliada, Mãe Assunta

Maria é a primícias da Reconciliação. A Imaculada Conceição é a maneira singularíssima como ela é reconciliada por Cristo, com vistas a sua missão de ser Mãe do Reconciliador. A Assunção de Maria é consequência lógica da Imaculada Conceição. Em Maria, Arca da Nova Aliança, resplandece a humanidade reconciliada no corpo, na alma e no espírito e que, em virtude da sua particularíssima unidade com o mistério do Cristo Reconciliador, ingressa toda Ela ao Céu, junto com seu Filho amado.

 

Quinto mistério: O Rei Jesus e Maria Rainha

Cristo Rei no céu. Aquele que foi manso e humilde, que se fez obediente até a morte e morte de cruz, hoje está coroado junto ao Pai. Ele nos ensinou que reinar é servir. Que ser homem de verdade é dominar a si mesmo e doar-se por amor aos irmãos. E Maria? Não fez Ela o mesmo, seguindo os passos do seu amado Filho? Não viveu Ela em primeiro lugar aquilo que nos recomenda “Fazei o que Ele vos dizer”? Maria Rainha do Universo é título que Ela merece de pleno direito, nossa soberana, coroada no céu pelo próprio Deus. Reina junto ao Novo Adão a Nova Eva, reina já a humanidade reconciliada junto ao Pai no Céu!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here