Por que rezamos a Ave Maria?

10403

A finalidade da nossa existência é glorificar a Deus com as nossas vidas. Fazemos isso quando temos uma vida santa, quando cumprimos o plano amoroso de Deus. Parte fundamental dessa vida santa é a vida de oração, na qual entramos em um contato íntimo com o mesmo Deus, lhe comunicamos as nossas experiências, nossas dificuldades e alegrias em um diálogo amoroso cada vez mais profundo. Nesse contexto, como entender a oração da Ave Maria, que é uma oração dirigida a Maria, e não a Deus? Porque fazer essa oração quando possuímos uma que nos foi ensinada pelo próprio Jesus?

Vejamos, a partir de um exemplo bíblico, o que acontece quando louvamos Nossa Senhora. A passagem é a da visitação de Maria a sua prima Isabel. “Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. […] E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador …”.

Percebamos que ao “exclamar em alta voz”, o que Isabel faz é justamente louvar Maria, sua prima, com uma das frases que comporão mais tarde a oração mariana por excelência. Mas o que nos interessa agora é o que aconteceu logo em seguida. Maria acolhe esse louvor e imediatamente se volta para o Senhor e O glorifica. Que exemplo tão simples e tão profundo. O louvor que fazemos a Maria nunca fica nela mesma, mas se eleva ao próprio Deus pela humildade de sua serva. Por isso podemos amar e louvar Maria com todo nosso coração, sem medo de tirar o espaço de Deus. Maria acolherá todas as nossas orações e as depositará em Deus.

Em sua obra, O segredo do Santo Rosário, Montfort explica um pouco melhor como acontece isso. Ele diz que essa oração em honra à Mãe de Deus é muito gloriosa a Santíssima Trindade, porque ela é a causa de todas as perfeições de Maria. Honra-se ao Pai pois estamos honrando a sua criação mais perfeita. Honra-se ao filho pois estamos honrando sua mãe puríssima e honra-se ao Espírito Santo pois ficamos profundamente admirados e meditando nas graças com as quais Ele cobriu sua esposa.

Se por um lado é verdade que podemos louvar a Deus com nossas orações, diretas a Ele, por outro lado também é verdade que Ele criou todas as coisas para que possamos, por meio delas, chegar a Ele. Entre essas criaturas que nos levam a Deus, com certeza Maria possui um lugar privilegiadíssimo. Se por ela Deus se fez homem, também por ela nós nos aproximamos melhor a Deus. Rezar um Ave Maria é louvar a Nossa Senhora e por extensão, louvar ao próprio Deus. Fazendo isso, iremos, cada vez mais, nos assemelhando a Jesus, que amava profundamente sua mãe e os dois, em uma união profunda, nos guiarão pelos melhores caminhos rumo à nossa pátria definitiva, o céu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here