Retiro de Carnaval 2014

715

Este Carnaval emevecistas do Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis se reuniram para fazer uma experiência comunitária numa casa dos beneditinos junto com o monge Dom Justino.

O primeiro dia foi muito especial para todos os participantes, já que o monge os convidou para conhecer a igreja do Mosteiro Beneditino no centro do Rio de Janeiro. Além disso o monge mostrou as instalações internas do mosteiro, onde eles habitam, rezam e fazem suas atividades comunitárias. Uma das curiosidades era uma pintura do Senhor Jesus prestes a ser enforcado, já que na época da pintura era essa a condenação a morte comum no Rio de Janeiro.

A chegada na casa de retiro foi durante o almoço. Logo em seguida o sodálite Diogo Fernando, encarregado de guiar o retiro, explicou algumas dinâmicas do retiro e começaram-se os jogos de mesa. Durante o retiro foi disputado as olimpíadas entre 2 grupos formados entre os participantes: azul e amarelo.

No segundo dia, Dia do Senhor, participaram todos da Santa Missa. O dia foi repleto de oração pela Lectio Divina, diálogo entre os participantes e uma leitura espiritual. O Futebol ocorreu neste mesmo dia e se concluiu com um cine-debate do filme “Um Sonho Possível”.

Durante o terceiro dia ocorreu a trilha, depois da Missa. Ela foi feita num rio adjacente à casa. Foi um caminho longo de 3 h e 30 min de percurso subindo o rio por entre pedras e muita natureza ao redor. Durante a tarde os participantes rezaram o terço na capela da casa e de tarde Dom Justino partilhou sobre a vida de Guido. Um ex-aluno do Colégio São Bento que está entrando no processo de canonização pela sua vida modélica. Guido era médico, surfista e tinha uma vida cristã exemplar. Ajudava os mais pobres e tinha um carisma especial para atrair jovens e adultos a Deus. Mais informações: http://guidoschaffer.com.br/

No último dia os participantes do retiro começaram rezando laudes e depois da santa missa e do café-da-manhã rezaram a Léctio Divina. Logo em seguida fizeram esporte para as Olimpíadas. Jogaram vôlei e disputaram uma corrida. Sempre terminando com um mergulho na cachoeira ali perto. No fim do dia partilharam num diálogo de várias horas a experiência que tiveram no retiro e a própria experiência de vida.

Para conferir mais fotos do evento clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here