Sinopse do filme Jogos Vorazes (The Hunger Games)

15387

Tendo como roteirista e diretor Gary Ross, o filme, que é uma adaptação do romance de ficção científica de Suzanne Collins (que também ajudou no roteiro), acontece em um futuro distante em um país batizado de Panem (provavelmente uma alusão à célebre frase de Nero: panem et circenses; “pão e circo”), que seria o que sobrou da América do Norte.

A cidade principal de Panem é conhecida como a Capital, que comanda os 12 distritos que a circundam.  Os 12 distritos trabalham em função de sustentar a Capital.

Devido a uma revolta levantada contra a Capital, ocorrida há 74 anos atrás, a partir daquele momento fica definido por lei que cada distrito deve escolher por sorteio e enviar anualmente para a Capital um casal de jovens entre 12 e 18 anos, para representá-lo em uma competição batizada de Jogos Vorazes.

Nesse torneio, os 24 jovens devem lutar até a morte restando apenas um sobrevivente, que é o grande vencedor e é tradado com honras, como mostra da bondade e misericórdia da Capital.

Os jovens são chamados de “tributos”, porque a Capital os coloca como símbolo do sacrifício que cada distrito deve fazer em nome da “paz”.

Proveniente do distrito 12 aparece a protagonista da trama, a jovem heroína Katniss Everdreen (Jennifer Lawrence), que se oferece como tributo no lugar de sua irmã caçula, que havia sido “sorteada” para ir ao torneio. Junto com ela é sorteado o filho de padeiro Peeta Mellark (Josh Hutcherson).

O jovem casal é acompanhado por Effie Trinket (Elizabeth Banks), a funcionária da Capital responsável pela “colheita” anual do casal de jovens do distrito 12, e por Haymitch Abernathy (Woody Harrelson), um ex-vencedor dos jogos, mentor dos dois jovens, responsável por dar-lhes conselhos para que consigam vencer o torneiro, ou seja, sobrevivam.

Outros personagens relevantes na trama são Cinna (Lenny Kravitz), uma espécie de maquiador sofisticado, responsável por deixar os jovens atrativos para conseguirem patrocinadores para os Jogos Vorazes, o Presidente Snow (Donald Sutherland), Seneca Crane (Wes Bentley), idealizador e responsável pelos Jogos Vorazes,  Caesar Flickerman (Stanley Tucci), que é uma espécie de “show man”, que faz com que Jogos Vorazes seja um espetáculo, junto com o seu companheiro Claudius Templesmith (Toby Jones).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here